De olho em uma das maiores demandas do setor de alimentação fora do lar, a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) e a Abrasel Zona da Mata vão realizar o Curso Garçom 5 Estrelas, de 2 de setembro a 24 de outubro, em Juiz de Fora, com aulas 100% gratuitas.
O curso é voltado para maiores de 18 anos, com ensino médio completo. São apenas 70 vagas divididas em duas turmas com aulas às segundas e quartas ou às terças e quintas, sempre das 18h30 às 21h30, na Rua Espírito Santo 434/2º andar (Promad).
As inscrições serão realizadas de 27 a 30 de agosto, das 18h às 20h, também na sede do Promad. Na inscrição, o interessado deve levar documento com foto, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, carteira de trabalho (se tiver) e uma foto 3x4. É preciso apresentar o original e uma cópia de todos os documentos.
O curso será ministrado pelo maître Luiz Antonio de Souza Dimas, há 25 anos à frente da equipe do Fátima Buffet, um dos mais conceituados da cidade. Os alunos receberão instrução teórica sobre a profissão de garçom e muitas aulas práticas. Aqueles que tiverem mais de 80% de presença receberão certificado e os que mais se destacarem serão indicados para contratação nas empresas associadas à Abrasel, entre outras.
A Presidente da Abrasel Zona da Mata, Francele Galil, destaca que a mão de obra é um dos grandes gargalos do setor de alimentação fora do lar. “Uma equipe de garçons bem preparada é muito difícil de conseguir. O setor apresenta muita rotatividade e é fundamental ter profissionais qualificados para oferecer uma melhor experiência de atendimento aos clientes dos bares e restaurantes. O atendimento oferecido pelos garçons é um dos fatores determinantes para fidelização do público”.
Com foco também no social, parte das vagas será destinada aos jovens que passaram pelo Promad da Amac, programa que atende adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 24 anos de Juiz de Fora.
O Diretor-Presidente da Amac, Márcio Vargas, destaca que, "como Diretor-Presidente da AMAC, estou profundamente comprometido com a inserção social e profissional dos jovens de Juiz de Fora. O Promad, que executamos de forma independente, é um reflexo desse compromisso, capacitando mensalmente 50 jovens para o mercado de trabalho. É um desafio atender à grande demanda por capacitação e ao desejo de encaminhamento ao mercado, e, embora tenhamos sucesso em formar muitos jovens, é difícil não poder oferecer uma vaga a todos. Recentemente, unimos forças com a Abrasel para fortalecer ainda mais esse projeto, proporcionando uma qualificação que abrirá muitas portas de emprego e, em alguns casos, despertará o empreendedorismo. Para mim, essa parceria não só amplia as oportunidades para nossos jovens, mas também é motivo de grande satisfação, pois cada passo dado em direção à inclusão no mercado de trabalho é uma vitória compartilhada."
A importância da formação de bons profissionais
Os bares e restaurantes empregam atualmente cerca de seis milhões de pessoas no Brasil. Dentre os funcionários que fazem parte desses estabelecimentos, destacam-se os garçons, que representam o primeiro contato do cliente com o negócio. Seja para levar um pedido até a cozinha, servir o consumidor, receber elogios a um prato ou ouvir e repassar uma crítica construtiva, o garçom é o principal elo entre o cliente e o estabelecimento.
Uma pesquisa recente realizada pelo Sebrae e pela Abrasel ressalta o papel crucial que os garçons desempenham na experiência dos consumidores. O estudo revelou que a cordialidade, a educação e o conhecimento dos atendentes são fatores decisivos para 17% dos clientes na hora de escolher um bar ou restaurante, sendo o segundo item mais importante, atrás apenas da limpeza e a higiene nas instalações (32,4%).
Um garçom qualificado é sim capaz de, por meio de um atendimento de qualidade, atrair e fidelizar clientes. Quem confirma isso é Fred Gomes, garçom da churrascaria Ponto da Picanha, em Belo Horizonte, há 16 anos. Ele revela que muitos clientes vão ao local em razão de uma capacidade curiosa que ele tem.
Por ter sido palhaço antes de virar garçom, Fred aprendeu alguns malabarismos que utiliza hoje em seu trabalho. Ele solta a garrafa de cima de sua cabeça e a segura quando ela está quase no chão, o que já virou sua marca registrada no restaurante.
“Muitas pessoas se assustam quando veem pela primeira vez. Mas os clientes normalmente pedem para eu ‘abrir a cerveja daquele jeito’, para surpreender quem está com eles, e até hoje nunca deu errado. A aceitação dos meus chefes sempre foi muito boa, porque atrai muitos clientes para o estabelecimento”, explica Fred.
Bem longe da capital mineira, Weslley Silveira se consolida na profissão no restaurante Amazonas Peixaria, em Macapá. Ele, que já é garçom há 10 anos, diz que a atividade profissional o ensinou sobre resiliência, comunicação, gerenciamento de tempo, ética no trabalho e capacidade de lidar com a pressão.
“Para trabalhar como garçom, é essencial ter habilidades de comunicação, paciência, agilidade e uma atitude positiva, além da capacidade de trabalhar bem em equipe e prestar atenção aos detalhes. Também é muito importante ter resistência física para longas horas em pé e disposição para lidar com diferentes tipos de clientes”, diz Weslley.
Com a dedicação, Weslley foi promovido a maître do estabelecimento. Ele define que o essencial para a promoção foram “as habilidades de liderança, ser consistente no excelente atendimento ao cliente, e ter um profundo conhecimento do menu e das operações do restaurante”.
Histórias como as de Fred e Weslley refletem como a profissão de garçom é muito mais do que servir pratos e bebidas. Envolve uma série de competências que vão desde a técnica até o relacionamento interpessoal. Garçons são verdadeiros embaixadores da experiência gastronômica, e suas atitudes podem determinar o sucesso ou o fracasso de um restaurante.