zm.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Zona da Mata
  • Parceiros
  • Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Fale Conosco

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Parceiros
  • Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Fale Conosco
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Em meio à era das plataformas sociais, o setor de bares e restaurantes se encontra imerso em uma nova realidade: a digital

  • PUBLICADO EM: 23/08/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Com brasileiros cada vez mais conectados, o uso da internet e das redes sociais se tornou parte integrante da rotina diária. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil conta com cerca de 1,2 smartphones por habitante, e considerando outros dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets), esse número sobe para 2,2 aparelhos por pessoa.

Esses números refletem uma tendência: com o público cada vez mais presente no ambiente virtual, especialmente nas redes sociais, as plataformas se consolidam como um espaço estratégico para a promoção de serviços e criação de campanhas criativas. Atualmente, ignorar a necessidade de uma presença digital robusta significa perder oportunidades valiosas e ficar para trás em um mercado altamente competitivo, que conta com aproximadamente 1,5 milhão de negócios em operação.

Implementar ações práticas, como a divulgação de ofertas, a publicação de fotografias atraentes de pratos e a interação ativa com os clientes nas plataformas digitais, pode ser o diferencial que atrai novos consumidores e fideliza os que já frequentam o estabelecimento. A importância desse movimento é reforçada por uma pesquisa da Abrasel, na qual 99% dos proprietários de bares e restaurantes afirmaram utilizar pelo menos uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes.

Para Matheus Lessa, especialista em marketing digital no setor de gastronomia, as redes sociais são uma ferramenta de alto impacto. Além de reforçar a imagem da marca entre os clientes fiéis, essas plataformas ampliam o alcance dos negócios, atraindo novos públicos. Durante o painel "Caiu na rede social é cliente: o que realmente funciona para atrair movimento", apresentado por Lessa no 36º Congresso Abrasel, foram exploradas diferentes maneiras de utilizar as redes sociais de forma estratégica para captar e converter clientes.

Segundo Lessa, plataformas como Instagram e TikTok, populares entre a Geração Z, são especialmente eficazes para empreendedores do setor.

"Nas redes sociais, as pessoas estão cada vez mais interessadas em compreender a origem e o processo de criação dos pratos, o que fortalece a conexão entre o cliente e o estabelecimento", explica. Entre as recomendações, o especialista sugere que os empreendedores criem conteúdo com o foco em seu melhor cliente, personalizando a comunicação para gerar uma conexão mais profunda e eficiente.

Lessa também destacou o uso dos reels no Instagram como uma excelente maneira de atrair a atenção do público. Outro recurso valioso são os “reacts”, vídeos em que os usuários compartilham suas reações a produtos ou serviços, uma estratégia eficaz para gerar engajamento.

Ele ainda enfatizou a importância de se formarem “tribos” — comunidades engajadas em torno de um tema específico, como um bar ou restaurante. O sucesso de um negócio no setor de alimentação fora do lar, como ele explica, está fortemente ligado à capacidade de criar e manter vínculos significativos com os clientes.

Notícias Relacionadas

Bares e restaurantes esperam alta no faturamento no Dia das Mães de 2025

Bares e restaurantes estão otimistas com feriados nacionais em dias úteis durante 2025

Inflação dos alimentos pressiona bares e restaurantes em dezembro

Bares e restaurantes estão otimistas para o primeiro trimestre de 2025, aponta pesquisa da Abrasel

Comentários

Últimas Notícias

Bares e restaurantes esperam alta no faturamento no Dia das Mães de 2025

Bares e restaurantes estão otimistas com feriados nacionais em dias úteis durante 2025

Inflação dos alimentos pressiona bares e restaurantes em dezembro

Bares e restaurantes estão otimistas para o primeiro trimestre de 2025, aponta pesquisa da Abrasel

Custos elevados e dívidas comprometem lucros de bares e restaurantes em outubro

Como as embalagens interativas melhoram a experiência e fidelização de clientes?

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Parceiros
  • Abrasel
  • Notícias
  • Associe-se
  • Fale Conosco

Endereço

Rua Halfeld 414, sala 401 - Centro
Juiz de Fora / MG
CEP: 36010-900


Contato

(32) 9 9198-2912
abraselzm@abrasel.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados